terça-feira, 26 de outubro de 2010

Está na moda poupar...

Sinceramente? Estou já um pouco farta e cansada desta conversa à volta do OE2011 e da crise.
Os noticiários dão as mesmas notícias repetidamente, exploram o assunto sem originalidade nem imaginação… Esgotou-se a paciência, para ouvir os ditos “especialistas” falar em poupança… e na necessidade repentina de ensinar os portugueses a planear despesas e fazer um orçamento familiar. Poupar está na moda! São os jornalistas a ensinar a comprar, comparando preços entre produtos de marca com os de marca branca; são os economistas a explicar que prescindindo de 2 ou 3 jantares fora e de umas quantas idas ao cinema, sobram euros ao fim do mês; até os nutricionistas explicam como poupando se faz uma alimentação saudável e etc, etc, etc…. (e em que mundo vivem afinal estes senhores para falarem em idas ao cinema e jantares fora, quando há famílias sem dinheiro para ir ao supermercado e sem comida em casa para os filhos? )
Acho tudo isto muito bem, apenas me surpreende que isto seja a novidade dos nossos dias… Parece que até aqui, todos puderam gastar sem limites, esbanjar… e só agora é que se tem que começar a poupar… Agora é chique ensinar os filhos a ter uma disciplina de economia e contenção e a pensarem no futuro… Surpreende-me de facto, que seja realmente necessário falar disso. Porque para mim essas são questões óbvias e sensatas de qualquer família equilibrada .

A minha mãe sempre me ensinou que “o dinheiro não é de quem o ganha; é de quem o poupa”… Pode ser que, agora que é moda, se comece a perceber isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário